terça-feira, 26 de março de 2024

"Racismo" uma palavra polêmica!

                        Racismo

O conceito

     O racismo é conceituado como uma discriminação social, que pode ser baseado na superioridade de uma raça, etnia, ou uma característica física, em detrimento de outra que, por causa de sua situação racial, se autodomina raça superior. Como por exemplo na escravidão e  xenofobismo.


Racismo estrutural? O que é?

     “Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes e que promove, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial."


O que a lei diz?

     Em janeiro de 1989, foi sancionada a lei N° 7716, no qual se tipifica como crime qualquer manifestação direta ou indireta, de segregação, exclusão e preconceito com motivação racial. Essa lei foi e é um grande passo para a luta racial, e prevê penas de um a três anos de reclusão para aqueles que cometerem crimes de ódio ou intolerância racial.

Desde 2015, tramita no Congresso Nacional uma lei que modifica o Código Penal Brasileiro, tornando o racismo um agravante para outros crimes. Implantando essa lei, a pena para homicídios e lesões corporais por ódio\preconceito racial será mais severa.


Racismo Reverso? Isso realmente existe?

     Há uma discussão que tem levantado opiniões divergentes nas redes sociais e na mídia em geral, e a dúvida é: se existe ou não o chamado racismo reverso. Racismo reverso seria a forma clássica de preconceito motivado pela raça, cor ou etnia, porém, contra brancos, ou de negros contra brancos. 

É preciso levar em conta os fatores históricos. Os negros foram sistematicamente escravizados, tratados como animais e, após a abolição do escravismo nos países ocidentais, excluídos e marginalizados. Isso significa dizer que existe uma cadeia de fatores históricos que tornam o preconceito e o ódio contra negros racismo.




Texto por: Larissa Vitória

Referências Bibliográficas: www.brasilescola.uol.com.br





"Racismo" uma palavra polêmica!